As etapas de fabricação do chocolate

Como será feito o chocolate?

Mesmo tendo cada empresa um processo próprio de fabricação, os procedimentos básicos são seguidos por todos os fabricantes, e uma barra de chocolate leva em média de dois a quatro dias para ficar pronta.

As etapas de fabricação do chocolate são:

Limpeza e torrefação. O início do processo se dá com a limpeza das amêndoas de cacau para retirar quaisquer impurezas. Em seguida estas amêndoas são torradas a uma temperatura de 120º C, num tempo de 30 minutos a 2 horas. É nesta fase que a cor marrom escura e o sabor característico começam a aparecer.

Moagem e prensagem. Partem-se as sementes para a retirada da polpa, que contém cerca de 53% de gordura. A polpa é prensada para a extração do licor ou massa de cacau e colocada sob pressão para separar a manteiga de cacau, posteriormente utilizada na fabricação do chocolate. O restante é utilizado a fabricação do cacau em pó.

Conchagem. A mistura é revolvida até ficar líquida e cremosa, desenvolvendo o aroma e sabor. É nesta etapa que outros ingredientes poderão ser acrescentados.

Temperagem. A mistura agora passa por um processo de aquecimento e resfriamento em intervalos regulares a fim de estabilizar os cristais da manteiga de cacau. Em seguida, o chocolate é colocado em formas para a moldagem. (Beatriz Albuquerque)

Comments powered by Dis.cuss.It